link-phone (31) 2566-6517 link-whatsapp (31) 9395-0046 Atendimento

RGB E CMYK: O que são? O que significam? Quais as diferenças?

Escrito Por: text_none_author Publicado em: ROOT Data de Criação: 02/05/2022 Acessos: 6013 Comentários: 0

Conheça os significados e as diferenças de RGB E CMYK e saiba como aplicar corretamente na hora de produzir o seu material gráfico. Continue lendo!

Você com certeza já ouviu falar de RGB e CMYK, certo? Mas se não conhece bem ou não sabe exatamente o que é, neste conteúdo vamos explicar tudo isso e também sobre as diferenças de cada um. 

Basicamente, RGB e CMYK são padrões de cores destinados a dispositivos eletrônicos e a impressões, respectivamente. Não há vantagem ou desvantagem entre os dois, apenas suas diferenças e adequações, cada um com o seu propósito de uso.

RGB

A sigla RGB corresponde às iniciais, em inglês, das 3 cores utilizadas neste padrão: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padrão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral. 
 

CMYK

A sigla CMYK corresponde às iniciais, em inglês, das 4 cores utilizadas neste padrão: Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é o padrão correto a ser utilizado para impressos em papel, pois geram maior qualidade nas cores.
 

Diferenças na produção gráfica

Para gráfica, temos, então, um paradoxo na produção, pois o cliente visualiza seu material no monitor de seu computador no padrão RGB, enquanto a gráfica imprimirá utilizando o padrão CMYK.

A proposta principal do RGB é reproduzir cores em monitores de TV e computadores de maneira fiel, enquanto a proposta do CMYK reproduz da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espectro visível. Por isso, o CMYK é o esquema utilizado pela indústria gráfica.

O método RGB, baseado em luz, não serve para impressão de materiais. Portanto, se você criar sua arte em RGB, deverá transformá-la em CMYK antes de enviar para impressão.

Veja na imagem:

É muito importante se atentar a essas diferenças antes de produzir a sua arte e o seu material. Portanto, salve esse conteúdo para não esquecer quando precisar!

 

Se você gostou desse conteúdo, continue nos acompanhando.

Toda semana tem post novo por aqui. Se quiser receber outras dicas e ofertas exclusivas em nossa loja entre em nosso grupo no WhatsApp.

Desejamos boas vendas para você! 

Tags: rgb cmyk

Deixe um comentário

Captcha